Blog

Sala pequena: um guia para aproveitar espaços

sala pequena

Antes de tudo, a gente sabe que os apartamentos de hoje em dia estão cada vez menores. Então pergunto, você possui uma sala pequena? Seja ela sala de estar ou sala de jantar, certamente sabemos o quanto é difícil fazer caber todos os móveis necessários ali dentro e ainda deixar bonito. Então costumo sempre dizer que é bom ter uma orientação para não comprar coisa demais e acabar sem espaço para circulação. Pois o que dá impressão de ser pequeno é entulhar o espaço.

Então, quando pensamos na distribuição dos móveis e aproveitamento de espaço, precisamos levar esses itens em consideração:

  • Função do ambiente
  • Circulação
  • Móveis sob medida

projeto de decoraca0

Função do ambiente

sala pequena

Antes de tudo, se você tem uma sala pequena, devemos pensar em qual será a função do ambiente. Afinal, entender o que precisa ser comprado é o primeiro passo. Ali você vai precisar saber por exemplo se vai ser apenas uma sala de estar ou se cabe a sala de jantar junto. Nessa hora certamente é importante ter uma trena em mãos.

Então, após ter a definição do espaço da sua sala pequena, você vai precisar considerar algumas medidas básicas. Se você já possui algum móvel, este será seu ponto de partida. Por exemplo se você já possui o sofá, terá que primeiramente definir qual será a parede do painel da televisão. A próxima coisa a ser feita é conferir se o sofá vai caber ali. Inclusive gosto de frisar que você vai precisar ter consciência de que se não couber, não tente forçar a barra. Via de regra, é aí que cometemos erros.

Sempre consideramos algumas informações básicas: Considere que seu sofá tenha a profundidade de 110cm, as vezes é mais, as vezes é um pouco menos. Com essa informação em mãos você já vai conseguir saber se vai caber uma mesa de centro ou não. Como você possui uma sala pequena, normalmente a profundidade dela é curta. Ou seja, você precisa pegar a profundidade e tirar o espaço do sofá. Uma ótima dica é considerar.

Circulação

Afinal, não adianta caber os móveis se você não pode andar pela sua sala. Então a gente precisa levar em consideração algumas regras básicas. Por exemplo, se sobrar menos de um metro entre o sofá e a televisão, é impossível usar mesa de centro. Para solucionar este problema, costumo sugerir um pufe leve que pode ser arrastado. Outra questão é, poltrona só deve ser usada se tiver muito espaço sobrando. Também se a parede para o sofá for curta, leve em consideração não usar uma mesa lateral. Assim você fica com um espaço para sentar mais confortável.

Circulação de sala pequena de jantar.

Agora, falando em sala de jantar, para mim a informação mais importante é: Você precisa de, no mínimo 60cm entre o tampo da mesa e a parede. Já aconteceu de eu entrar em um apartamento com sala pequena e ver um dos lados da mesa com as cadeiras apertadas na parede. Desta forma fica praticamente impossível o uso da mesa e se você está com essa situação, considere trocar ou diminuir a mesa. Para espaços em que você tem que deixar menos de 60cm da parede, considere fazer um banco. O canto alemão costuma ocupar 40cm entre parede e tampo da mesa e fica confortável.

Móveis sob medida

Com relação aos móveis, devemos pensar sempre que deve-se sempre investir em móveis Sob medida. Afinal, cada canto ali é precioso e temos que aproveitar o máximo que puder. Móveis prontos tendem a ter profundidades muito grandes e comer espaços que não temos. Por isso ao projetar o painel da televisão, com marcenaria sob medida, você pode fazer com que a bancada tenha uma profundidade de 35cm. Desta forma ainda cabem os equipamentos e aumenta o espaço livre. Outra questão é que desta forma podemos fazer armários aéreos para guardar coisas de pouco uso.

Truques de marcenaria

Certa vez fiz uma cozinha integrada, mas ao invés de uma parede atrás do sofá, fizemos um armário para louças. Com isso, o fundo desse armário virou um painel lindo e aquele espaço de 20cm que a parede normalmente ocupa, se uniu a mais 20 cm e virou um espaço maravilhoso que nunca teríamos em um apartamento de 70m².

Inclusive, outra ideia que fiquei apaixonada foi uma amiga nossa, que mandou fazer a mesa de jantar na marcenaria. Mas, ao invés de fazer um pé de pesa, ela fez ele oco com uma porta. Assim o pé de mesa virou armário. Porém novamente, este móvel serve para itens de menos uso.

Este espaço precisa de muita atenção para que não fique mal distribuída, a maior dica que posso lhes passar é:

“Procure marcar seus móveis no piso com uma fita crepe antes de comprar. Assim você vai entender o quanto você tem de espaço e o que precisa ser retirado.”

Enfim, acredito que com essas dicas já deu para clarear sua mente antes de iniciar a decorar seu ambiente.

Gostou? Então não perca essa chance única de ter o projeto de decoração da sua casa ou do seu espaço comercial.

Encontre o decorador ideal que combina com o seu estilo e que seja compatível com o seu bolso.
Clique AQUI para começar!

Acesse o site e aproveite – https://ladecora.com.br/

Já segue a gente nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Cadastre-se e receba 10% de desconto