Blog

Quarto pequeno: 5 erros que você não deve cometer.

Nos dias de hoje os terrenos estão cada vez mais caros e com isso os apartamentos ficam pequenos. Com isso podemos ter uma sensação de claustrofobia. Sabemos que o ambiente de descanso é sempre seu quarto. Mas um quarto pequeno pode ficar desconfortável e angustiante, não pode? Você sabe quais são os maiores erros na hora de decorar seu quarto?

  1. Comprar os móveis antes de fazer o projeto
  2. Cama no tamanho errado
  3. Rebaixar muito o gesso
  4. Pouca luz
  5. Cores escuras

Decorando um quarto pequeno: os erros

Então, no geral podemos aplicar a regra do menos é mais. Menos móveis, menos decoração, mais amplitude. Aliás, invista em espelhos pois eles aumentam muito o espaço.

1. Comprar os móveis antes de fazer o projeto

Esse erro é clássico. Como arquiteta já vi mil vezes isso. O cliente fica super empolgado que vai mobiliar o quarto e sai comprando as coisas sem nem saber o que vai ou não no projeto. Com isso o profissional fica atrelado a usar as peças que você já comprou antes e o espaço não fica o melhor possível e sim o que dá. É importante ter paciência para que tudo seja feito da melhor forma.

2. Cama do tamanho errado

Todo mundo sonha em ter uma cama king. Eu super entendo você, mas temos que ter consciência de que a largura do quarto muitas vezes não permite. Em um quarto pequeno, as vezes, nem uma cama queen não cabe. Você precisa considerar primeiro a posição do armário, dependendo da posição ele pode “comer” espaço da cama. Se for este o caso, considere a profundidade de 60cm para o armário. O espaço que sobra é da cama, como calcular qual cama cabe? Considere um mínimo de 50cm de cada lado para circulação e o que sobrar é para a cama.

3. Rebaixar muito o gesso

Quanto menor for a altura entre o piso e o teto, maior a sensação de que o espaço é pequeno. Apesar de as paredes serem do mesmo tamanho, um quarto com forro mais alto sempre vai tirar aquela sensação de sufoco. Então quando precisar definir entre deixar aquela viga “feia” ou rebaixar o gesso para 230cm, deixa a viga, ta? Vai incomodar menos que o gesso.

4. Pouca luz

Esse item vale para luz natural ou luz artificial. Um quarto pequeno não pode ser escuro de forma alguma. Se você não tiver a sorte de ter luz natural, invista em bastante iluminação dentro do quarto. Ah, e nunca, jamais, use lâmpadas em cor branca. Elas deixam o ambiente frio e artificial enquanto as lampadas amarelas simulam a luz do sol. Se você possui apenas um ponto central de luz, pense em adicionar abajures ao lado da cama.

5. Cores escuras

Seguindo a mesma linha da falta de luz, sabemos que cores escuras tendem a absorver a luz ao invés de refletir. Por isso o ambiente fica mais aconchegante. Porém, se seu quarto já é pequeno, pintá-lo de escuro ou escolher moveis escuros faz com que ele se torne menor do que ele é. Resista à tentação de usar preto e chumbo.

Se inspire com fotos de quarto pequeno aqui na nossa galeria:

Então, gostou do nosso post? Veja mais aqui:

Sala pequena: um guia para aproveitar espaços

Apartamento de praia – Confira projeto de decoração no litoral

Cortinas certas para sua casa, saiba escolher!

Gabriela Saraiva Accorsi é arquiteta de interiores e CPO da La Decora, o site que vai decorar sua casa de acordo com seus sonhos.

Cadastre-se e receba 10% de desconto