Blog

Decorando com quadros: Como fazer uma boa composição

quadros apoiados

Atualmente os quadros tornaram-se tendencias para decoração. Cheio de variedades em molduras, formatos e tamanhos, os quadros vem conquistando cada vez mais um espaço na decoração do lar. Eles podem estar em destaque ou apoiados, certamente você também tem um parede vazia em casa sem decoração, que tal decora-la com uma composição de quadros?

Como fazer uma composição de quadros?

Primeiramente você precisa definir o estilo do quadro que você mais gosta. Como por exemplo, tipos de paisagens, frases, tema de filmes, música, abstratos até mesmo realistas. Assim você personaliza sua casa com seu estilo. Além disso, você pode intercalar com um quadro de frase, outro de paisagem, sendo um mais limpo e outro com mais informações, até chegar a composição perfeita! Escolheu sua gravura? Agora você precisar partir para o tamanho do quadro e o acabamento das molduras. Todavia  caso estiver com duvidas de como escolher os tamanhos e se eles irão combinar com sua parede, você pode fazer uma marcação com fita crepe na medida do quadro nos lugares que pretende posicionar os quadros!

composição de quadros

Combinações para quadros:

Menos é sempre mais, indicamos assim uma composição com molduras mais claras para dar leveza e escuras para destaque, claro que isso vai depender do estilo da decoração da sua casa. Uma boa dica de composição e combinações é alternar um quadro mais com outros dois menores, ou seja, seguir  um eixo de posicionamento.

composição de quadros

Altura dos quadros

Os quadros devem ser posicionados a um eixo de 160cm do chão para facilitar a visualização sem precisar levantar ou abaixar a cabeça. Portanto uma forma confortável de apreciar sua composição.

Fonte: Pinterest

Molduras para quadros

Existem vários tipos de molduras, as lisas brancas, pretas ou em tons de madeira. Mas se você gosta de ousar, há variações para coloridas, bem como as com mais detalhes e robustas. As Douradas e entalhadas, por exemplo, são muito utilizadas para ambientes clássicos. Já as molduras slim, são portanto utilizadas em ambientes contemporâneos e minimalistas.

Fonte: Pinterest

Gostou das dicas? Que tal se inspirar nesses ambientes para fazer sua composição?

Débora Scapini, Arquiteta e Urbanista, trabalha na La Decora, a primeira plataforma de decoração automatizada do Brasil.

Cadastre-se e receba 10% de desconto