Blog

Tons de cinza: como utilizar na decoração

Tons de Cinza: como utilizar na decoração

Atualmente a descoberta do momento são os tons de cinza para decoração de ambientes, bem como acabamento de pisos ou paredes, mobiliário ou objetos de decoração.

Na psicologia das cores, cada cor possui um significado, que desperta diferentes sensações nas pessoas. Porém isso não acontece com esse tom. Pois o significado da cor cinza é a neutralidade, estabilidade e a ausência de emoções.

Tornando-se uma cor imparcial à qual precisa ser combinada juntamente com outras cores para dar vida às composições.

Porém na decoração, possui um significado de base para a criação de paleta de cores variadas, seja no seu tom mais claro ao mais escuro. Podendo ser utilizado desde ambientes minimalistas até os mais coloridos por ser um tom neutro, versátil e elegante.

Você que está em busca de inspirações de cores para decorar sua casa não deixe de conferir as dicas desse post!

Todas as cores combinam com os tons de cinza por ser um tom neutro, dessa forma é possível escolher mais de uma tonalidade e criar paletas de cores variadas.

Porém se existir preferência por um estilo mais minimalista, o branco e o preto são as cores que combinam e conversam com os tons de cinza de forma inigualável.

Há também quem diga que tons de cinza são mais masculinos. Por outro lado o que realmente dá um toque masculino ou feminino no ambiente é os itens decorativos escolhidos.

1. Decoração com tons de cinza escuro:

Para a cor escura não “diminuir” o espaço é indicado pintar por exemplo apenas uma parede do ambiente, deixando as demais em tons mais claros. Bem como a parede de tom mais escuro irá chamar a atenção e marcar o cômodo.

Outra sugestão é utilizar os tons de cinza mais escuro em ambientes que possuam bastante iluminação natural ou indireta.

Também há a opção do tom escuro ser aplicado nos móveis ou decoração e não apenas nas paredes.

2. Decoração com tons de cinza claro:

Uma ótima opção para tons de quarto sejam eles de crianças ou adultos, os tons de cinza claro transmitem a sensação de conforto e tranquilidade quando combinados com um toque de cor juntamente com a decoração.

Um dos seus diversos tons também é o conhecido cimento queimado, muito utilizado nos estilos industriais, mas que também pode ser utilizado com uma paleta de cores variadas.

3. Tons de cinza e sua diversidade:

 Além da vasta composição também há várias possibilidades de estilos para utilizar com este tom. Desde o clássico, escandinavo, contemporâneo, minimalista ou industrial. Basta fazer as escolhas certas de cores e objetos de decoração.

Ao mesmo tempo, outro material que o cinza conversa muito bem é a madeira, deixando os ambientes com uma sensação de maior conforto e aconchego.

Esse tom também possui uma diversidade de modelos de revestimentos seja pedras ou mármores, podendo ser utilizado tanto em cozinhas, lavanderias e banheiros.

Dessa forma por serem neutros os cinzas são muito versáteis não só pela sua diversidade de tons, mas também de aplicação em ambientes. Podendo ser utilizados em cômodos de maior ou menor permanência sempre mantendo uma boa sensação no local.

Barbara Melo é estudante de arquitetura e trabalha na La Decora, a primeira plataforma de decoração automatizada do Brasil.

Cadastre-se e receba 10% de desconto